Entre fevereiro e agosto de 2025, a Cabo Verde Digital acolheu oito sessões de OpenMasterclass, que ligaram empreendedores cabo-verdianos locais e da diáspora a uma comunidade global de empreendedores e especialistas de várias partes do mundo. Esta série inédita foi idealizada e facilitada por Narayan Kulkarni, um construtor de ecossistemas e mentor global experiente dos EUA, com um historial de apoio a mais de 1.500 pessoas — desde jovens raparigas a iniciar as suas jornadas empreendedoras até empreendedores experientes em busca de apoio junto de fundos de capital de risco de topo — em mais de 90 países e seis continentes.
Inicialmente, Narayan apresentou a Milton Cabral, Diretor-Geral das Telecomunicações e Economia Digital, uma lista de oito temas, com a intenção de partilhar apenas um ou dois. “Quando recebi a proposta do Narayan, reconheci imediatamente o calibre e a relevância do seu trabalho. Por isso, decidi que seria uma oportunidade extraordinária desenvolver não apenas um ou dois, mas todos os oito temas. Esta decisão reforçou ainda mais o Ecossistema Cabo Verde Digital, ampliando o acesso a conhecimento especializado e inspirando novas ligações para impulsionar o empreendedorismo e a economia digital do país”, salientou Milton Cabral.
Os temas abordados nas masterclasses foram: alinhar uma solução tecnológica com impacto social, diversidade/equidade/inclusão na tecnologia, estratégia de go-to-market, estratégia de expansão de mercado, design organizacional para startups, estratégia de parcerias, climatetech e healthtech. Estas oito masterclasses virtuais foram co-desenhadas por Narayan, com a orientação da equipa da Cabo Verde Digital, especificamente para esta série, com o intuito de fornecer ferramentas práticas aos atuais e emergentes empreendedores tecnológicos cabo-verdianos. Isto incluiu a elaboração de apresentações e o registo das sessões, sempre que possível, num arquivo digital que pode ser consultado através deste link. Os materiais foram criados e as sessões foram conduzidas principalmente em inglês, mas cada sessão começou com uma introdução em português e incentivou a participação ativa em português sempre que um participante ou orador assim preferisse. Esta abordagem única, co-criativa e multilíngue permitiu que o conhecimento e a experiência documentada da indústria fossem partilhados de uma forma que melhor se adequasse às necessidades do Ecossistema Cabo Verde Digital.
As masterclasses contaram com a participação de vário profissionais globais, cabo-verdianos locais e da diáspora como — Leida Correia e Silva, Marcelo Cesar, Elson Vaz, Katya Modesto, Nuno Lima e António Luis Almeida D. Sousa, Neusa Sousa, Arcui Usoara, Franklin Ngansop, Sagar Chandni, George Souza, Nour ben Lazrek, Anas Abidrabbu e Golda Fania. Estes oradores são originários ou residem em cinco continentes: África, Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul. As oito masterclasses atraíram mais de 430 inscrições — incluindo estes oradores e cabo-verdianos locais e da diáspora — promovendo um rico diálogo intercultural e colaboração. Além disso, numerosos empreendedores cabo-verdianos, locais e da diáspora, bem como participantes das masterclasses, são também participantes de outras iniciativas do ecossistema, promovido pelo Governo de Cabo Verde, como o programa BOOST.CV, indicando o potencial de aplicação direta das masterclasses no fortalecimento do ecossistema de inovação do Cabo Verde Digital.
“Estou profundamente grato pela confiança que o Milton depositou em mim, pelo apoio inabalável da equipa do Cabo Verde Digital e pelas contribuições inestimáveis de cada empreendedor cabo-verdiano e especialista global. Estas masterclasses foram uma excelente oportunidade para trocar conhecimentos e partilhar perspetivas globais. Foi uma honra contribuir para criar ligações e apoiar o Ecossistema Cabo Verde Digital, que é incrivelmente inovador e em crescimento,” afirmou Narayan Kulkarni.
A série de OpenMasterclasses representa mais um passo significativo na consolidação de Cabo Verde como um importante hub global de inovação, reforçando o papel do país como um ponto de encontro único entre empreendedores locais e da diáspora e a experiência internacional.