LESS: A ferramenta que promete revolucionar o ciclo de desenvolvimento de software

Cabo Verde Digital
August 31, 2023
5 min read

O desenvolvimento de software é um peça chave na atual, e acelerada, busca pela inovação, característica do presente processo de transformação digital. Um ciclo que envolve várias etapas, cada uma delas indispensável para garantir que o produto criado seja funcional, eficaz e seguro. Entre essas etapas está a definição dos requisitos, da arquitetura, programação, teste e lançamento.

No entanto, construir aplicações poderosas, escaláveis e responsivas, colide muitas vezes com uma parede de complexidades, exigindo, na maioria dos casos, habilidades especializadas, sintonia entre as equipas do projeto, e custos substanciais. Barreiras que dificultam o progresso, sobrecarregam os orçamentos e atrasam as descobertas.

Definir os requisitos, uma das etapas deste ciclo, passa por listar as funcionalidades do software, isto é, entender o que este deverá fazer. Projetar a arquitetura deve incluir um plano de design para o produto, delineando a aparência da interface, bem como o encaixe entre as diferentes partes e a forma como estas trabalharão juntas. É na programação, etapa seguinte, que este plano é colocado em prática. A fase onde o código do software é escrito, através da construção de cada uma das peças que deverão montar o puzzle, isto é, o produto final. Desenvolvido o core do software, a fase seguinte, de testes, deve garantir que tudo funciona de acordo com o planeado. Os erros e problemas encontrados são ajustados, e finalmente o produto é lançado. É a partir daqui que a solução criada está apta para ser usada.

Pela sua complexidade, este processo pode levar meses ou até mesmo anos para ser concluído, dependendo de fatores como a própria experiência do(s) engenheiro(s) e arquiteto(s) de software. Imagine poder encurtar todas essas fases, ou até eliminar algumas, e ter a opção de criar softwares em muito menos tempo, sem depender dos largos anos de experiência dos recursos humanos. É precisamente esta possibilidade que o LESS oferece.

LESS é a mais nova plataforma desenvolvida pela StartUp Chuva. Uma empresa de desenvolvimento de software 100% cabo-verdiana, com sede em São Vicente. A equipa, liderada pelo jovem Nilson Nascimento, de 31 anos, descreve esta solução como “um framework que permite a qualquer indivíduo, ou empresa, construir desde os sistemas de software mais simples até os mais complexos de maneira rápida, acessível, confiável e escalável”.

O maior diferencial desta ferramenta está, desde logo, na redução radical dos custos e recursos, da complexidade e do tempo de desenvolvimento. É com este diferencial que a equipa ambiciona revolucionar o ecossistema de desenvolvimento de software em Cabo Verde, já que esta ferramenta permite que sejam desenvolvidas soluções digitais com “menos 60% dos custos”, num menor espaço de tempo, e “exigindo menos habilidades especializadas”. Isto além de “eliminar a necessidade de gestão de infraestrutura e servidores na nuvem”.

Os criadores por trás desta ferramenta notam que há cada vez mais jovens a se formarem na área tecnológica. Entretanto, esses recém-formados carecem de experiência necessária para desenvolver sistemas mais complexos que exigem muitos anos de prática. “Com o LESS, com estas mesmas capacidades, já podem desenvolver estes sistemas facilmente”, afirma a Chuva.

A maior ambição da empresa é que o LESS atraia investimentos e contribua para um avanço tecnológico sustentável em Cabo Verde. “O Less é uma ferramenta que facilita a criação de outros produtos e serviços, e com ela as possibilidades são infinitas”, reforça a equipa. “Acreditamos que o LESS tem o potencial de mudar a forma como o software é desenvolvido em todo o mundo. As funcionalidades que o Less oferece atualmente já são incríveis, e o que estamos prestes a apresentar é ainda melhor”.

Desde a sua criação, o LESS tem sido utilizado internamente na Chuva na otimização de outros produtos da empresa, como o Ping, um sistema que permite fazer transferências utilizando apenas um número de telefone, e o Samba, um software de gestão empresarial integrado com e-faturas. “Recentemente, a solução foi também adotada por algumas empresas internacionais”, revelam os criadores.

Acreditamos que o LESS tem o potencial de mudar a forma como o software é desenvolvido em todo o mundo - Chuva

Questionada sobre os desafios encontrados nesta caminhada, a Chuva reconhece que poderia desenvolver esta solução mais rapidamente, e dá-la a conhecer através de uma melhor e maior campanha de marketing. Mas, realça, “o LESS está avançando tão rapidamente e recebendo um feedback tão incrível” que o foco da equipa no momento é “continuar a ganhar adoção por parte dos utilizadores, desenvolver e lançar novas funcionalidades”, aprimorando assim esta inovação 100% made in Cabo Verde, fruto da união de talentos nacionais.

Há cerca de um mês, por exemplo, o LESS foi a base de uma hackathon que reuniu jovens amantes da tecnologia, atraídos e movidos pelo desafio de desenvolver soluções criativas e inovadoras para problemas específicos, ou, simplesmente, pela vontade de explorar novas ideias. Isto como forma de demonstrar o potencial catalisador do LESS num desenvolvimento tecnológico sustentável, tirando o maior proveito dos grandes talentos existentes em Cabo Verde.

Ainda, no LinkedIn da Chuva, pode encontrar uma demonstração de como esta solução funciona, num claro exemplo do que está a ser esta revolução.

E tu. Vais ficar de fora?

Share this post
Cabo Verde Digital
August 31, 2023
5 min read