“GoGlobal” – WebSummit 2023, Rio de Janeiro

Cabo Verde Digital
April 25, 2023
5 min read

Com o objetivo de promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico, a Web Summit reúne anualmente empreendedores, startups, investidores e líderes de empresas de tecnologia de todo o globo. Este ano, o evento acontece em duas edições, alargando-se pela primeira ao Brasil, tendo como palco a cidade do Rio de Janeiro, de 01 a 04 de maio, para em novembro regressar à cidade de Lisboa.

Através do programa “GoGlobal”, operacionalizado pela Cabo Verde Digital, Cabo Verde terá assim um primeiro contacto com o mercado da América Latina, neste que é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo.

O “GoGlobal” procura promover o ecossistema de inovação cabo-verdiano a nível internacional, apoiando empresas nacionais no seu processo de expansão dos seus negócios para além das fronteiras do país. Com um envolvimento de vários players a nível nacional, o programa já financiou mais de 70 empreendedores e cerca de 50 Startups com a oportunidade única de estarem presente em grandes certames internacionais, quer em regime físico como virtual, torando-se assim na maior plataforma de conexão, networking e visibilidade de Cabo Verde para a indústria tecnológica em território internacional.

Para esta sétima edição do “GoGlobal”, a Cabo Verde Digital selecionou duas startups para representar o país, levando em conta, entre outros, critérios como o alinhamento estratégico e o grau de inovação. Uma participação menos complexa comparando com as edições da Web Summit em Lisboa, onde o país esteve representado por 10 startups. Esta abordagem permitirá a Cabo Verde recolher elementos para projetar as próximas participações naquele mercado, tomando sempre o princípio de que o empreendedorismo digital pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento económico e social de comunidades e regiões.

Os jovens selecionados, um para cada projeto, estão distribuídos pelas ilhas de Santiago e São Vicente, abrangendo assim as regiões Barlavento e Sotavento. Trata-se de uma oportunidade única para estes jovens cabo-verdianos se conectarem com outros players de toda a região, e do mundo, estabelecerem parcerias e promoverem o desenvolvimento do ecossistema tecnológico cabo-verdiano.

Como forma de tirar o maior proveito da posição geográfica do arquipélago, a Cabo Verde Digital, enquanto programa de promoção do Empreendedorismo Digital no país, irá assinar, através do Instituto de Apoio e Promoção Empresarial, Pro-Empresa, memorandos de entendimento com parceiros, com a ambição de fortalecer o ecossistema de empreendedorismo de base tecnológica.

A delegação cabo-verdiana, que deverá partir este domingo, 30 de abril, para o Rio de Janeiro, é chefiada pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que também, pela primeira vez, será orador na conferência. O Chefe do Governo cabo-verdiano irá apresentar o tema “Transformação digital de uma nação”, no palco “Cimeira de Inovação Corporativa", como um sinal do comprometimento do executivo com o desenvolvimento tecnológico do país, e sua posição geoestratégica como porta de entrada para o mercado africano. A intervenção do Chefe do Governo de Cabo Verde está agendada para o dia 03 de maio.

Share this post
Cabo Verde Digital
April 25, 2023
5 min read