GoGlobal 7: a edição que levou Cabo Verde ao Brasil e trouxe bagagens promissoras

Cabo Verde Digital
June 2, 2023
5 min read

A sétima edição do programa “GoGlobal” levou dois jovens cabo-verdianos à cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, naquele que foi um primeiro contato de Cabo Verde com o ecossistema tecnológico da América Latina.

De 1 a 4 de maio, Anízio Gonçalves e Amilson Garcia tiveram a oportunidade de conectar e trocar experiência com os mais diferentes players do ramo da tecnologia no mercado brasileiro, e, no mundo. 

Estes jovens empreendedores falam de uma “sensação incrível”, já que, conforme dizem, passaram a conhecer uma realidade que não estavam acostumados. “O know-how adquirido com esta participação na WebSummit foi brutal”, revelam.

Anízio Gonçalves, fundador da AZ inovações, revela que o intercâmbio com duas empresas com imensa experiência na sua área de atuação, permitiu que a sua empresa estabelecesse parcerias que irão trazer melhorias significativas no seu negócio. “Tive encontros com startups que mostraram abertura para parceria na área de comercialização de software, e a minha empresa ser o representante aqui em Cabo Verde. Estas parcerias já estão em andamento, e os resultados serão sentidos em breve”, adianta. 

Amilson Garcia, CEO da Inova Business e fundador da plataforma de e-commerce CVBuy, esteve na WebSummit com olhos postos na internacionalização dos seus serviços. Contactos exploratórios na Feira permitiram com que conhecesse startups que conseguiram expandir globalmente. “Conhecer de perto a realidade do Brasil e outras startups ao redor do mundo foi extremamente enriquecedor para nós como jovens empreendedores cabo-verdianos. Aprendemos muito sobre diferentes ecossistemas e práticas inovadoras, o que nos inspirou a buscar soluções ainda melhores na nossa startup. Participar da WebSummit nos proporcionou acesso a um conhecimento valioso, compartilhado por líderes do setor. Essa expertise será fundamental para impulsionar o crescimento da CVBuy.”

Uma expansão da sua rede de contactos, incluindo empreendedores, investidores e profissionais influentes, que, conforme continua Amilson, irá permitir avaliar as melhores estratégias para essa internacionalização, identificar tendências, otimizar operações e tomar decisões informadas para oferecer uma experiência de e-commerce excecional aos seus clientes, aproveitando as oportunidades identificadas durante o evento. “Estamos animados com as perspectivas de parcerias estratégicas que possam impulsionar o crescimento da CVBuy e facilitar nossa expansão global no mercado. Podemos fazer de Cabo Verde uma ponte entre os compradores da América Latina e o mercado da China e Europa”, exemplifica.

Os ganhos e perspectivas de colheita desta sétima edição do GoGlobal não são apenas destes jovens empreendedores. Chefiada pelo Primeiro Ministro, a delegação que esteve no Brasil a representar Cabo Verde incluía igualmente alguns dos principais players do ecossistema, reforçando assim o compromisso com a agenda de fomento ao empreendedorismo tecnológico: a Pró-Empresa, a Cabo Verde Telecom, a Unitel T+, o TechPark e a Agência Reguladora Multissectorial da Economia.

Esta última, a ARME, por exemplo, define a sua presença na WebSummit como uma oportunidade de identificar tendências tecnológicas emergentes. Na voz do seu administrador, João Tomar, a entidade reguladora revela que, durante a conferência, teve a oportunidade de estabelecer novas conexões de negócio que podem ajudar a impulsionar a economia do país, bem como de identificar oportunidades de investimento. “A WebSummit também foi uma oportunidade para identificar startups promissoras que podem ser boas oportunidades de investimento. A entidade reguladora pode usar essas oportunidades de investimento para impulsionar o crescimento da economia do país e apoiar o desenvolvimento de novas empresas de tecnologia”, explica.

Como forma de aplicar os ganhos conseguidos na WebSummit na economia do país, a ARME admite a possibilidade de desenvolver políticas e estratégias que incorporem as tendências e insights identificados na conferência. “A entidade reguladora pode desenvolver programas de incentivo fiscal para empresas de tecnologia que estejam trabalhando em áreas-chave, como energia renovável”, exemplifica João Tomar. 

“Um tremendo sucesso a todos os níveis”. Assim que os diferentes atores definem esta sétima edição do GoGlobal, entre eles o Coordenador da Cabo Verde Digital. Milton Cabral salienta, desde logo, a presença do Chefe do Governo, que, no seu ver, reforça o compromisso do Executivo com a visão de um Cabo Verde Digital. O Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, foi o único líder Africano a estar num painel na WebSummit, “traduzindo-se num engajamento ao mais alto nível”. 

“Um tremendo sucesso a todos os níveis”. — Milton Cabral, Coordenador do programa Cabo Verde Digital.

Foram mais de 21 mil participantes, mais de 500 investidores e mais de 970 Startups na última edição do WebSummit no Rio de Janeiro. “Um contexto que nos proporcionou a todos oportunidades ímpares de ver e de sentir o fervilhar da inovação tecnológica no mercado brasileiro, e não só, contribuindo para a transformação de perspetiva dos nossos empreendedores e instalando um novo mindsent”, resume Milton Cabral.

Para as startups participantes, a sétima edição do GoGlobal foi uma experiência transformadora e enriquecedora. “Estamos gratos por fazer parte deste ecossistema de inovação e empreendedorismo em Cabo Verde, com a Cabo Verde Digital atuando como âncora em todo este processo de desenvolvimento da transformação digital do nosso país”, concluem. 

Share this post
Cabo Verde Digital
June 2, 2023
5 min read