Esta feira é a representatividade do que está a acontecer em Cabo Verde — Primeiro Ministro

Cabo Verde Digital
May 19, 2023
5 min read

Arrancou na tarde desta quinta-feira, 18 de maio, a primeira edição da Feira do Empreendedorismo e Fomento Empresarial de Cabo Verde, a FEFE, promovida pelo Instituto de Apoio e Promoção Empresarial, Pró Empresa. “Uma representativa de resultados no fomento do empreendedorismo e de startups”, sublinhou o Primeiro Ministro.

Ao presidir a cerimónia de abertura, o Chefe do Governo de Cabo Verde destacou o facto da FEFE contar com a participação de expositores de todas as ilhas. Desde pequenas indústrias, construção civil, hotelaria de restauração e turismo, tecnologias de informação e comunicação, energias renováveis, e-commerce, agricultura e pecuária, são várias as áreas representadas na Feira.

Esta é apenas uma mostra. Há muito mais por este país todo. Um empreendedorismo que já existe, e com elevado potencial”, enfatizou Ulisses Correia e Silva.

Noventa empresas, de Santo Antão a Brava, ocupam os 110 stands que compõem a FEFE. Só as micro e pequenas empresas e as startups presentes na feira, 80% do total de empresas, representam mais de 600 postos de trabalho. Dos expositores, 56% são mulheres.

A primeira edição da Feira de Empreendedorismo e Fomento Empresarial acontece com o intuito de criar um espaço de interação entre startups, empreendedores e empresários, promover novas iniciativas empresariais e identificar novas oportunidades de negócio. “Uma feira que tem tudo para dar certo”, destacou o presidente da Pró Empresa, Edney Cabral. “Esse é um espaço de oportunidades, uma grande porta de negócios para ajudar o ecossistema a desenvolver-se, em linha com os outros setores do país”, sublinhou.

“Esse é um espaço de oportunidades, uma grande porta de negócios para ajudar o ecossistema a desenvolver-se, em linha com os outros setores do país” — Edney Cabral, Presidente da Pró-Empresa

É nesta linha que Edney Cabral desafiou os expositores a aproveitarem as oportunidades que a feira oferece, para darem luz aos seus sonhos e projetos, e a apostarem nas áreas que o país mais precisa para o seu desenvolvimento, em particular a inovação, sustentando que esta “não pode estar desassociada”, já que o futuro do país está “indiscutivelmente na inovação, nas tecnologias e no empreendedorismo jovem”. “Contem com as instituições, pois não pouparão esforços para ajudar os jovens empreendedores”, reforçou.

Cabo Verde está a caminhar bem, mas pode caminhar melhor, defendeu o Primeiro Ministro, que assegurou que medidas estão e vão continuar a ser implementadas para melhorar o sistema, nomeadamente a instalação da Casa do Empreendedor em todos os concelhos, e criação de um Fundo de Apoio ao Empreendedorismo Jovem, a ser trabalhado com o Banco Africano de Desenvolvimento.

“Os jovens de hoje não estão a driblar problemas, e sim a criar soluções. É preciso uma mudança de atitude e de mentalidade deste país, de desprender de apoios do Estado. E é nosso dever criar as condições para promover este desprendimento”, concluiu Ulisses Correia e Silva.

Esta primeira edição da Feira do Empreendedorismo e Fomento Empresarial acontece com a alta parceria da Cooperação Luxemburguesa. Uma parceira de Cabo Verde “desde há muito tempo, num caminho persistente mas que está a produzir resultados”, destacou o Primeiro Ministro.

Share this post
Cabo Verde Digital
May 19, 2023
5 min read