Cabo Verde sobe 4 posições no Ranking mundial de Ecossistemas de inovação

Cabo Verde Digital
February 24, 2022
5 min read

Após ter entrado pela primeira vez, em 2020, para o ranking de ecossistemas da StartUpBlink, Cabo Verde aparece este ano na posição 87 a nível mundial, 9º posição a nível do  Continente Africano e 3ª posição a nível da nossa sub-região (ECOWAS).

Os três primeiros lugares do ranking mundial continuam a ser ocupados por Estados Unidos, Reino Unido e Israel respetivamente. Quanto aos Países de Língua Oficial Portuguesa, há apenas lugar para 3 países: o Brasil ocupa o 24ª lugar, Portugal o 27ª e Cabo Verde o 87ª. No que diz respeito ao continente Africano, os três primeiros lugares são ocupados pela África do Sul (48ª a nível global), Kénia (61º a nível global) e Nigéria (63º a nível global), Cabo Verde ocupa a 9ª posição no Continente Africano.

De acordo com o relatório da StartupBlink, a nível de Marketing e Tecnologia de Vendas, Cabo Verde, encontra-se na 51º e em 72º a nível de Software e Dados. A Cidade da Praia, subiu 38 posições, ocupando a posição 624º a nível mundial e ocupa ainda a 12ª posição entre as principais cidades insulares.

Não obstante o cenário de incerteza e angústia global e o impacto negativo desta pandemia nos vários aspectos da vida do país, sente-se uma grande mobilização de empresas de base tecnológica, em resposta aos novos desafios, no desenvolvimento de soluções inovadoras suportadas por tecnologias, para ajudar a atenuar os impactos do coronavírus nas economias e na vida das pessoas.

Segundo o Sr. Secretário de Estado para Economia Digital, Pedro Lopes, “Fizemos um grande esforço para figurar pela primeira vez no ranking em 2020 mas também dissemos que o objetivo a partir de agora era em cada ano, subir posições e foi isso que aconteceu. Esta subida no ranking é fruto do trabalho das nossas startups e dos nossos jovens que acreditam cada vez mais na tecnologia como uma ferramenta de desenvolvimento económico e social e também o trabalho deste Governo que tem posicionado este sector como um sector estratégico para o desenvolvimento do País”

A Startup Blink, é sediada em Israel, dedica-se à investigação e mapeamento de ecossistemas de inovação para startups em 1.000 Cidades e 100 Países do mundo. O Relatório Global de Rankings da StartupBlink 2021 é baseado em um algoritmo desenvolvido nos últimos seis anos, resultando em um dos rankings mais abrangentes de ecossistemas de startups e inovação do mundo. Os resultados são gerados através da combinação de várias fontes de dados e algoritmos específicos que ponderam critérios como a Quantidade, a Qualidade e o ambiente de negócios.

Aceda através deste link ao Ranking mundial de Ecossistemas de inovação da StartupBlink.

Share this post
Cabo Verde Digital
February 24, 2022
5 min read